Recrutamento: 5 Estratégias relevantes em 2021

Ana Rodrigues
4 min readFeb 25, 2021

Será que a estratégia de recrutamento que usas ainda é relevante em 2021?

Recrutar é das coisas mais importantes de qualquer negócio! E porquê? Porque ninguém consegue gerir uma organização sem pessoas. Quer seja uma pequena, média ou grande empresa, num determinado momento vais ter de recrutar alguém.

E para tal, é importante ter uma boa estratégia de recrutamento. Esta pode variar de acordo com as necessidades da empresa, da dimensão, da localização, do orçamento disponível e/ou do setor de atuação. Contudo há sempre um denominador comum a qualquer estratégia e esse é, atrair Pessoas Extraordinárias!

O tipo de estratégia que vais definir para alcançar estas pessoas pode claramente fazer crescer ou arruinar todo o processo de contratação. Não precisas de inventar a roda, começa com métodos conhecidos, testados e comprovados e vai personalizando a partir daí.

Vamos a algumas estratégias interessantes

1. Aposta em Employer Branding

Trabalhar a marca da organização é hoje em dia um exercício basilar a qualquer processo de recrutamento. Esta é talvez a estratégia mais importante de todas no que toca a atrair, contratar e reter grandes talentos, no entanto é também a mais difícil e a mais dispendiosa.

Mas o que é isto de Employer Branding que tanto se fala hoje em dia? — é o processo de posicionar a organização como o Empregador Preferencial para atrair um potencial grupo-alvo de candidatos. Em termos práticos, o Employer Branding trata de contar as histórias das Pessoas Extraordinárias da tua organização e estas histórias são o cartão de visita da empresa.

A forma como a empresa é percecionada e as mensagens que transmite na sua comunicação ajudam a atrair outras Pessoas Extraordinárias e reduz o teu cost-per-hire.

Portanto, se queres ter sucesso, prioriza a construção de uma marca forte , humana e com propósito, e trata o Recruitment Marketing como um componente-chave da tua estratégia geral de RH.

Dicas rápidas:

  • Aposta numa boa página de carreiras;
  • Comunica o EVP da tua empresa em cada Job Post;
  • Incentiva conteúdo gerado por colaboradores;
  • Cria uma comunidade de fãs através de lives e conteúdos nas redes socias.

2. Investe num Programa de Referências

Ao contrário da estratégia anterior, configurar um programa de referências de qualidade não custa muito e com isto podes obter resultados muito rapidamente.

— Um programa de referências é uma ferramenta utilizada para incentivar os colaboradores da tua empresa, por meio de recompensas, a recomendarem candidatos qualificados para as oportunidades em aberto. —

Esta é sem dúvida uma ferramenta superior de recrutamento e é geralmente a arma secreta de muitas empresas! E porquê? Porque geralmente os colaboradores que tens mais engaged na empresa são os que vão fazer estas referências. E já se sabe que Pessoas Extraordinárias atraem mais Pessoas Extraordinárias!

Por isso ganhas logo novos colaboradores que geralmente são mais adequados (à cultura), que têm menos probabilidade de sair e que são mais produtivos.

3. Melhora continuamente o teu processo de recrutamento com DADOS

“O que não pode ser medido não pode ser gerido” — é uma velha máxima e aplica-se perfeitamente ao recrutamento. Trabalhar uma estratégia assente em dados, traz maior foco ao processo, ajuda na priorização das ações, evita decisões erradas baseadas em intuição e promove a melhoria contínua.

Seja qual for o método que usas ou que vais começar a usar, lembra-te de que a análise não é um processo estanque mas sim um hábito contínuo. Para que o recrutamento seja bem-sucedido, deves procurar continuamente novas ideias para melhorar a contratação. Começa com 4 ou 5 métricas importantes e fáceis de analisar e à medida que fores criando um processo mais consistente vais alargando o espetro de métricas e fontes de dados.

O processo de decisão baseada em dados, permite que dobres a tua confiança nos teus pontos fortes (e/ou na tua intuição) e que elimines as áreas mais deficitárias.

4. Trata o recrutamento como um funil de vendas

Enquanto recrutador e quanto mais experiência tiveres, provavelmente já contactaste com centenas e centenas de pessoas, contudo só algumas ficam guardadas num lugar especial da nossa mente.

Muitas vezes, temos um conjunto de pessoas interessantes, talentosas e experientes que se encaixam perfeitamente mas que por pequenas nuances e porque há uma decisão a tomar, não ficam. Passado algum tempo, voltas a ter a mesma necessidade de contratação ou uma diferente e estas pessoas continuaram o seu percurso de crescimento profissional, portanto continuam interessantes e talentosas mas…ainda melhores.

Portanto contactar estas pessoas em 2021 pode ser o teu melhor recurso!

5. Eleva a tua estratégia de sourcing

Encontrar candidatos à procura de novos projetos é raro (candidatos ativos) e os que existem, dizem as estatísticas, só duram 10 dias no mercado. Isto significa que temos de contratar rapidamente, no momento certo e com uma oferta rápida.

Ou seja, todo o processo de encontrar um bom candidato torna-se mais num jogo de sorte do que algo bem pensado e controlado. Portanto temos de ir à procura dos candidatos “passivos”. E onde? Em lugares inesperados…

Muitas pessoas simplesmente começam no Linkedin e ficam por aí. O Linkedin ainda é e será uma excelente ferrramenta de sourcing mas há que dinamizar a coisa. Pensa onde é que “habitualmente estas pessoas estão”. Stackoverflow? Github? Reddit? Estas são plataformas particularmente valiosas para encontrar bons candidatos.

Não te esqueças, as pessoas não são um número mas sim seres humanos constituidos por emoções. Por isso dá sempre um toque especial e diferente às tuas mensagens e à tua comunicação.

Não pares por aqui…

Existem mais ideias que poderia partilhar mas gostava também de conhecer as estratégias que usam do vosso lado.

Vamos falar?

--

--

Ana Rodrigues

Business driven • People focused • Leadership, Coaching and Organizational Development enthusiast!